13- Os três vectores da PAZ (PASSE ESTA MENSAGEM) - 11 Dez 2009

Nesta mensagem descubramos como se mantém a PAZ (UMA IDEIA).

Existem três ordens educativas para prevenir desentendimentos de forma a não destruir a PAZ: 1- A Liberdade, 2- Responsabilidade e 3- Utilidade.

Se somos IDEALISTAS não podemos ser irresponsáveis (terroristas), como único meio para nos fazer ouvir, ou contrariar os adversários à custa do massacre de inocentes da forma mais triste que conhecemos. E também só porque não somos nós a controlar as coisas e os meios de comunicação. Basta de tanto sangue porque a sociedade é indivisível (todos somos precisos porque todos podemos ser úteis, hoje ou amanhã erramos e hoje ou amanhã podemos fazer bem, porque somos mesmo assim).

Mas se somos o PODER INSTALADO temos de ser ainda mais responsáveis, não podemos fazer acções que retirem a liberdade e a utilidade das pessoas (individualmente ou em grupo), nem em razão da cultura ou das necessidades económicas. Se somos o Poder temos de obrigar os nossos funcionários a ter muita atenção ao comportamento. Temos mesmo a obrigação de ser muito mais Responsáveis do que a maioria dos cidadãos, conquistar as pessoas e os adversários, não afugentá-los ou ferir a sua ideia. E muito cuidado com as leis demasiado severas sem salvaguardar a vida, à custa da manipulação, falsidade de interpretação das leis ou identificação insuficiente da razão e da verdade (nunca se sabe quem será poder amanhã).

Para que o Poder seja responsável e legítimo o Estado tem a obrigação de fazer os cidadãos sentirem-se úteis, para além de apoiar e ajudar a resolver as suas questões e problemas ou chamá-los a colaborar.

Uma sociedade livre, responsável e útil é o que desejo a partir deste NATAL.
Um feliz Natal para todos.

LIBERDADE: Direito à individualidade e à participação sócio-económica de cada um com as suas características pessoais, tornando o a vida plural.
RESPONSABILIDADE: Sentido, dolo ou atenção às consequências dos actos.
UTILIDADE: Possibilidade e prazer de ser útil à sociedade (união e prosperidade).

CANÇÃO DA PAZ:
"Eu sou criança, criança quero ser,
sou uma flor que o Mundo viu nascer;
Se os homens quiserem ainda vou crescer,
sou uma criança mas deixem-me viver.

Quantas mil flores na Terra vão murchar,
por cada criança que o homem maltratar;
Quantas mil crianças se quererão vingar,
no fim do Mundo quando "Jesus" voltar.
English Spain Français Deutsch Italian